Projetos

PRIMEIROS
OLHARES

HISTÓRICO

O Projeto Primeiros Olhares foi criado em 2006 com o objetivo de cuidar da saúde dos olhos das crianças na fase de aprendizado entre 00 e 05 anos, e que estão matriculadas nos Centros de Educação Infantil.

Até então tem contado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Município de Londrina através da gerência de Educação Infantil, que auxilia na triagem de escolha das CEI's e CMEI's, contato e acompanhamento das mesmas ao longo do ano.

São atendidas em média 10 centros. A ação é mensal e consiste no deslocamento de uma equipe de médicos, residentes, técnicos e auxiliares de enfermagem até o bairro onde o Centro de Educação Infantil está inserido, onde são levados todos os aparelhos adaptados, montando assim um consultório dentro do espaço escolar. Os exames oftalmológicos são ofertados gratuitamente.

O projeto atua na prevenção, orientação, encaminhamento, e informação acerca da saúde dos olhos das crianças. Aquelas que necessitam de acompanhamento mais específico são encaminhadas via UBS para o Hoftalon, e aquelas que necessitam de óculos têm suas receitas encaminhadas para o Sindióptica-Pr (Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado do Paraná) que junto as óticas organizam a doação das armações e lentes para as crianças

PÚBLICO ENVOLVIDO

Crianças de 0 a 5 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil.

OBJETIVOS

1) Orientar pais e professores quanto a importância do diagnóstico precoce das doenças oculares com vistas a proceder com o tratamento correto no caso de doenças diagnosticadas e da relevância do acompanhamento periódico oftalmológico em crianças em idade escolar visando seu melhor rendimento e aprendizado contribuindo assim para a qualidade de vida escolar e pessoal das crianças atendidas pelo projeto.

2) Prestar atendimento gratuito às crianças matriculadas na rede municipal de educação infantil (centros de educação infantil), através de consultas in loco.

3) Prestar serviço de orientação, encaminhamento, diagnóstico no que tange as doenças oculares, aos pais, professores e comunidade.

4) Fornecer lentes e armações às crianças participantes do projeto através da parceria com a SINDIÓPTICA Londrina.

5) Ser presença significativa na comunidade de Londrina através do comprometimento social e prestação de serviço de qualidade.

6) Contribuir para formação humano-cidadã dos médicos residentes do Hoftalon, formando profissionais comprometidos socialmente e à serviço da saúde.

PATROCINADORES E PARCEIROS

Parceria da Sindióptica (Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado do Paraná, no fornecimento das lentes e armações.

APOIO

Aliança Cultural Brasil x Japão do Paraná – empréstimo de 02 aparelhos oftalmológicos.

Secretaria Municipal de Educação de Londrina

PRINCIPAIS RESULTADOS

Atendimento preventivo de mais de 1200 crianças.

Diagnóstico de doenças graves da visão durante as consultas, realizadas pelo projeto, sendo realizado o devido encaminhamento para tratamento.

Encaminhamento de pais e responsáveis para o tratamento da visão, após serem detectadas possíveis problemas de visão nas crianças, uma vez que algumas doenças da visão são congênitas.

Entrega de mais 60 óculos para as crianças, contribuindo assim para melhoria na rotina e qualidade de vida.

NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS E VOLUNTÁRIO

Já foram atendidas no Projeto mais de 40 instituições de ensino (centros de educação infantil – filantrópicas e municipais). Mais de mil crianças já passaram por consultas no projeto. Todos os funcionários do Hospital participam das ações, em esquema de rodízio mensal e de acordo com a disponibilidade de cada um. Participam por ação aproximadamente 13 médicos voluntários (entre residentes e especialistas

FOTOS DO PROJETO

Hoftalon © 2014 Todos os direitos reservados.

NOV3 Comunicação Digital